Um Ponto de Cultura é uma iniciativa voltada para a promoção da cultura brasileira em diversas áreas, como artes, música, dança, teatro, cinema, literatura, entre outras. São espaços ou grupos comunitários que recebem apoio do governo federal (principalmente por meio do Ministério da Cultura) para desenvolver atividades culturais que atendem a necessidades específicas de comunidades, com ênfase na inclusão social e no fortalecimento da diversidade cultural.
Esses pontos podem ser centros culturais, associações, escolas, grupos de teatro, bandas, ou qualquer outro tipo de organização que realize atividades culturais e artísticas, com um foco comunitário e local. O objetivo é promover a valorização da cultura popular, a formação de público para as diversas expressões artísticas, além de incentivar a participação da população na produção cultural.
O programa Pontos de Cultura foi criado no Brasil em 2004, e as iniciativas podem englobar atividades como cursos de arte e cultura, eventos, apresentações artísticas, oficinas, e até a preservação de tradições culturais locais.
Esses pontos têm a missão de fortalecer a identidade cultural da região onde estão inseridos, promover o acesso à cultura e criar uma rede de colaboração entre diferentes grupos e movimentos culturais.